Alexânia recebeu hoje uma visita Institucional do Geral da Ordem dos Mercedários no Mundo, Frei Juan Carlos, acompanhado do Provincial no Brasil, Frei John, do Secretário-Geral, Padre Manoel, e do Frei Maninho, que é um dos responsáveis pelo Recanto Mercês, em Alexânia.
O prefeito Allysson os recebeu em seu gabinete e lembrou da importância do trabalho realizado pela Ordem dos Mercedários no Mundo, destacando a Casa de Alexânia (Recanto Mercês) e as parcerias celebradas com o Município, além da parte religiosa, pois celebram Missas lá.
Conheça mais sobre a ordem:
A Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria da Misericórdia (ou Ordem das Mercês, O. Merc., Mercedários, Ordem dos Cativos, ou Ordem de Nossa Senhora das Mercês) foi uma das muitas dezenas de associações que surgiram na Europa durante os séculos doze e treze como instituições de caridade. O trabalho dos mercedários estava em resgatar os cristãos cativos (escravos) de mãos muçulmanas, especialmente ao longo da fronteira que a Coroa de Aragão compartilhava com a Al-Andalus (Espanha Muçulmana).
A Ordem das Mercês, um movimento popular de piedade pessoal organizado primeiramente por Nolasco no início do século treze, foi concebida para libertar homens comuns que não possuiam meios de negociar suas liberdades, os “pobres de Cristo”.
Atualmente os Mercedários estão presentes no Brasil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Piauí e no Distrito Federal.