A Prefeitura Municipal de Alexânia está realizando um levantamento para identificar locais (residenciais e comerciais) que realizam o descarte irregular de águas servidas nas ruas e avenidas da cidade.
Água servida é a água proveniente do esgoto doméstico, empresarial ou industrial, derivadas de banhos, vasos sanitários, cozinha, tanques, máquinas de lava louças e roupas, lavagem de automóveis, ou seja, todo tipo de água que tenha sido utilizada para limpeza.
Assim como em todas as outras cidades, também em nosso Município, a legislação proíbe que sejam lançadas/descartadas nas ruas, avenidas, praças ou terrenos as águas servidas, com exceção daquelas utilizadas na limpeza de garagens e calçadas residenciais. Também é proibida a canalização dessas águas servidas até as galerias de águas pluviais (incisos VI e VII do artigo 8º. da Lei Municipal Complementar nº. 743/2003 – Código de Posturas do Município de Alexânia/GO).
Essa legislação visa preservar a higiene, a saúde dos habitantes e a qualidade do meio ambiente em nosso Município, pois tais práticas causam, entre outras coisas, criatórios de mosquitos, disseminação de doenças, contaminação de lençóis freáticos, córregos e rios e deterioram o asfalto.
Assim, a Administração Municipal pede a colaboração de todos os cidadãos para que canalizem essas águas residuais para as suas fossas sépticas o quanto antes, pois já estão sendo tomadas medidas para coibir tais práticas.
É o Governo Municipal de Alexânia zelando pela saúde e bem estar da população.