O Conselho de Pastores Evangélicos do Município de Alexânia, foi constituído em 16 de janeiro de 2018 é uma sociedade civil de natureza religiosa e sem fins lucrativos, composta por um número ilimitado de Pastores e Ministros do Evangelho, de ambos os sexos, com foro nesse mesmo Município.
Na noite do dia 16 de janeiro de 2018, às 20h, na residência do Pr. Cpl. Eugênio Lopes, reuniram-se 09 (nove) Pastores(as):
Pr. Cp. Eugênio Lopes (Igreja de Deus), Pra Ailude Máximo (Igreja de Deus),Pr. Cleyton Santana (Igreja Shalom), Pra Viviane Arêa (Igreja Shalom), Pr. Erivan Sabino (Igreja IBCI), Pr. Marcio Gustavo (Igreja IBCI), Pra Sebastiana Gonçalves (1a Igreja Pentecostal), Pr. Jozian Barreto (Igreja Assembleia de Deus - Ministério SETA),Pr. André Tadeu (Igreja Presbiteriana Independente), e também com a presença do Pastor, Luís Vicente, da Igreja Assembleia de Deus - Ministério de Anápolis.
Estes foram os membros Fundadores do COPEMA, Renascimento do Conselho de Pastores, em Alexânia – GO! Com o seu Idealizador - Mor, o Pr. Cpl. Eugênio Lopes, no dia 16/01/2018 o COPEMA foi oficializado e legalizado. O Pastor Eugênio Lopes Missionário, juntamente com sua esposa (Ailude Máximo), chegou ao nosso Município para Implantar uma Igreja de Deus no Brasil, no Município de Alexânia - GO, em 2014.
Os objetivos do nobre conselho são:
– Promover a unidade, e fraternidade entre seus membros e familiares;
– Programar, coordenar e divulgar atividades de interesse das Comunidades Evangélicas, podendo, para tanto, cooperar e receber cooperação de outros Conselhos Regionais, Igrejas, Organizações Evangélicas e Instituições legalmente constituída;
– Defender a dignidade Ministerial e Eclesiástica junto à Sociedade, aos poderes públicos e meios de comunicação;
– Defender os interesses do segmento evangélico, dentro dos princípios Bíblicos e Legais, junto à sociedade, aos poderes constituídos e os meios de comunicação;
– Representar seus Associados e, dentro de sua competência, falar por eles junto aos poderes constituídos;
– Promover encontros de reciclagem através de conferências, seminários, congressos e convênios com Instituições Teológicas;
– Prestar aos seus membros, dentro das suas possibilidades, assistência social, jurídica, teológica e ministerial;
– Incentivar Pastores e Igrejas a uma melhor identificação com a Constituição Federal;
– Promover Seminários sobre Aconselhamento Pastoral e o Serviço de Capelania;
– Assessoramento aos Pastores e Lideranças Religiosas Evangélicas, para solução de
diversos problemas junto as Administrações Regionais;
– Assessoramento Jurídico aos Pastores e em muitos casos as suas Igrejas;
– Expedição de Credencial de Membro aos Afiliados do COPEMA;
– Acompanhamento junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Alexânia, no que se refere a Projetos que tratem de questões que envolvam não só o segmento Evangélico, más também, aqueles que envolvam e visem o Bem - Comum, de nossa Comunidade como um todo.
– Apoio os Eventos, realizados por diversas Denominações Evangélicas, visando o Intercâmbio Interdenominacional.
– Apoia e Incentiva Eventos e Projetos Sociais, Educacionais, Culturais, Desportivos e outros que visem a promoção da saúde e do bem-estar de nossa comunidade.
– Outros.
Segundo Pr. Cp. Eugênio Lopes, o conselho aborda novas propostas de união de forças e interação popular através da transparência dos atos, tudo isto com objetivo de auxiliar o meio social, e pleitear junto a esferas de poder os interesses dos representados. “O trabalho que buscamos vai além da igreja, acreditamos que todo aquele método recluso e ortodoxo do exercício dos conselhos pode ser aprimorado em benefício da população. Nossa filosofia é criar pontes para o bem comum, e segundo (Mt 5.16-17), sermos a Geração do Vinho Novo! ” diz Pr. Eugênio.