O significado básico de teocracia é “governo de Deus”. O termo é derivado das palavras gregas theos, significando Deus, e kratos, significando poder, força ou governo.
Ela mesmo que inconscientemente existe em nossas casas, relacionamentos e trabalhos, ela não funciona em termos de legislatura ou laicidade, em todas as áreas da vida nós cristãos somos governados sobretudo pelo governo direto de Deus (theos-kratos), através de sua Lei escrita em nossos corações e mente, o governo de Deus, Deus é amor, portanto, a teocracia é o governo exercido por amor." Quando exercemos caridade por amor, quando deixamos de ser justos e optamos por ser benevolentes por amor, etc.
Ilustre, solene, divino, são adjetivos mínimos para descrever os últimos dias desta região, O Jubileu de ouro, a tradição, o orgulho e a graça, que se encontra inconfundivelmente com a história de Alexânia. E reavivar este sentimento numa mostra de louvor e reconhecimento de mais uma de quase todas as cidades do mundo construídas ao redor de uma igreja. Já pararam para pensar, parece irrisório, mas num sentido profundo, a casa de Deus é ponto central de nossas casas. Analogia expressiva do poder de Deus, ao olhar de qualquer ponto avistamos a Matriz, sinto-me grato, em viver num meio servidor, que mesmo com deslizes, inspira confiabilidade, e não falo apenas por meus irmãos católicos, mas também os evangélicos, judeus e todo meio cristão, construtores da mesma morada e que um dia integraremos a mesma casa celeste.
E assim como Jesus nos deu sua Mãe, ele nos deu a ela, e nós testemunhas do triunfo do imaculado coração de Maria aqui nesta terra santa, e futuramente fruto de romaria como em particularidade sempre me disse meu avô (Alcides, ex-prefeito, participante do projeto e tendo colocado a pedra fundamental da nova Matriz ), estamos entre a igreja do sonho de Dom Bosco em Brasília, ( “Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível. ”), e a milagrosa romaria do Divino Pai Eterno em trindade.
Encontramo-nos não somente num eixo econômico, mas também espiritual. Tomemos posse, nossa Matriz tem imagens e sinos abençoado de Fátima e Roma, com a benção direta de São João Paulo II, mas não somente pela matriz, também somos formados por muitas capelas, pastorais, servidores e sobretudo sacerdotes, terra de intensa evangelização.
Nossa solenidade foi válida, e, portanto, uma mostra de servidão e poder divino, sem medo de retaliação afirmo, esta cidade é de Deus através da Imaculada. Aqui é terra de gente com responsabilidade, e por essas e tantas razões foi importante fazer a memória da paróquia, para que vejamos quantos frutos surgiram desta caminhada de 50 anos, e para que não esqueçamos aqueles que nos precederam. Devemos manifestar gratidão a todos eles, entramos nessa caminhada para dar continuidade, para aperfeiçoá-la, e fazer com que ela acompanhe as grandes mudanças da sociedade contemporânea.
Deus é o soberano governante de todas as coisas: “O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (Sl 103.19). A reivindicação de um governo universal por Deus deve-se ao fato de ele existir antes de todas as coisas (Jo 1.1,2), ser o Criador (Jo 1.3), Ordenador (Is 46.10) e Sustentador de tudo (Cl 1.17), e ser a única fonte de justiça (Sl 89.14) e bondade (Lc 18.19). Todas as coisas, portanto, são em todos os aspectos propriedade de Deus (Sl 24.1, 2; cf. Rm 9.20-23; Is 10.15). ”