A nova secretária de Assistência Social, Janisse D Carvalho recebe a pasta com empolgação total para iniciar os trabalhos. Em uma breve conversa, ela nos falou um pouco do que pretende iniciar e retomar na secretaria.
Segundo a secretária, num primeiro momento, ela fará, junto com toda sua equipe, um diagnóstico de como estão todos os setores da secretaria, entender alguns casos, como a reforma do Lar dos Idosos, organizar a gestão de processos, identificar o fluxo de processos dentro da secretaria, otimizando o trabalho.
O trabalho no CRAS será fortalecido. Ela pretende trabalhar de uma forma em que os valores do cidadão sejam respeitados, de forma que não seja feito assistencialismo, mas que sejam garantidos os direitos e deveres e seja exercida a cidadania, dando ao cidadão o pleno poder de crescer. Os atendimentos no CRAS serão feitos de forma efetiva, buscando uma maior aproximação com a população e indo até as comunidades distantes. O que também será reforçado com a retomada imediata da Equipe Volante, que irá até a casa das famílias para prestar o atendimento, em uma parceria com os agentes de saúde.
O plano da nova secretária é fazer um trabalho de intersetorialidade, articulado com outras secretarias. Fazer parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento na oferta de cursos para capacitação de jovens inscritos no Cadastro Único. Na Educação, ir às escolas realizar trabalho com os alunos, pais e professores na tomada de conhecimento de seus direitos e, na Saúde, parcerias com o CAPS e NASF, no trabalho preventivo, com ações de prevenção e promoção da saúde mental.
O trabalho com os idosos terá duas prioridades num primeiro momento, a reforma do abrigo dos idosos e criar uma parceria com a Associação dos Idosos. E também, formalizar o trabalho de grupos religiosos que realizam trabalhos e visitas no abrigo dos idosos.
Ela também pretende começar alguns projetos dentro da Assistência Social, um deles é o projeto Avance, onde usuários do Cadastro Único receberão preparação com foco no mercado de trabalho, com elaboração de currículo, preparação para entrevista, cursos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e o uso do Selo Social que é um programa de mobilização, integração e organização para o desenvolvimento social local que envolve empresas, órgãos públicos e sociedade civil organizada.
Por fim, a secretária afirmou que fará o possível para atender todas as demandas do prefeito Allysson, que pediu mais potência na Assistência Social e um atendimento mais direto à população, e que a equipe vá até o povo. E também, terá uma maior aproximação e um diálogo mais aberto com a Câmara Legislativa Municipal.