Fruto das parcerias iniciadas no dia 11 de setembro do ano passado, onde prefeito Allysson juntamente com a equipe do CREAS esteve em visita ao Juiz da comarca Dr. Leonardo, para apresentação do projeto de integração entre os dois poderes voltados a prática de combate e acompanhamento de vítimas dos crimes de agressão a mulher em nosso município.
O grupo reflexivo é uma proposta de intervenção com autores de violência contra as mulheres com base na Lei 11.340/06, batizada de Lei Maria da Penha. De acordo com as diretrizes, o objetivo deste tipo de intervenção é o acompanhamento das penas e decisões proferidas pelo juízo competente no que tange ao agressor. O serviço proposto tem um caráter obrigatório e pedagógico e não assistencial ou de ‘tratamento’, seja psicológico, social ou jurídico do agressor. Nesse sentido, os grupos oferecidos possuem um papel educativo, reflexivo e preventivo, com objetivo de questionar as mentalidades e os estereótipos e os que reforçam e legitimam a violência.
O grupo reflexivo para autores de violência contra a mulher podem ser entendidos como: “Um modelo de intervenção grupal que tem por objetivo provocar a desconstrução e a mudança dos padrões de agressividade”. Nos grupos reflexivos espera-se, possibilitar a construção, individual e coletiva, de processos de socialização que tem como referência a igualdade de gênero.
O primeiro grupo reflexivo do ano de 2018 acontecerá em encontros quinzenais, composto por 25 indivíduos que serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar.
As reuniões acontecerão no fórum municipal de Alexânia, e a Secretaria de Assistência Social oferecerá suporte para todas as atividades.
“A violência seja qual for a maneira que ela se manifesta, é sempre uma derrota”. – Jean Paul Sartre