Há pouco mais de 6 meses, Michael Laiso Felix assumiu, a convite do Prefeito Allysson, a Secretaria de Educação.
Pouco mais seis meses se passaram. Marcando esse tempo simbólico, O secretario resolveu falar um pouco sobre seu trabalho à frente da secretaria, suas expectativas, desafios e, sobretudo os diversos êxitos.
Michael destaca com orgulho o que foi feito até então, e a organização a qual a secretaria encontra-se após um grande desafio, pelo porte da secretaria, seu orçamento, número de funcionários, mas também pelo contexto de crise nacional e arrecadação.
Mesmo que em função “atípica” o secretário diz ter concentrado seus esforços em dinamizar o modo e custos de trabalho, registrando médias de consumo em maior interação com os diretores locais, segundo ele a secretaria de educação não poderia funcionar apenas como uma “mantenedora” das escolas. Uma prática decisiva para o equilíbrio do trabalho na secretaria foi mensurar semanalmente a media de consumo, através de quilos, litros e unidades padronizando objetivamente o uso em funções das diferenças de fornecedores, e dando autonomia em questões de cotação, e também a troca de fornecedores que não atendiam com qualidade as demandas das escolas.
Neste tempo a Secretaria de Educação, já pode ser considerada com um novo perfil?
MF: Sim, o perfil de muito trabalho e dedicação daqueles que aqui atuam, com muita competência, e uma grande demanda de pais e alunos a procura de vagas, em virtude deste desenvolvimento.
Como foi sua postura quanto ao corpo de funcionários?
MF: Assim que iniciados os trabalhos, podemos dizer que haviam alguns problemas relacionados a desvios de função, cumprimentos de horários. Buscarei sempre fazer as coisas corretas, num sentido de ordem e excelência, mas posso dizer que pra mim é um orgulho e um privilégio atuar com os profissionais da rede municipal de ensino. Meu relacionamento tem sido muito bom com a equipe de trabalho e espero ampliar esta relação através de uma gestão bem presente nas nossas unidades.
Quais os projetos você vem desenvolvendo para o futuro da Educação em Alexânia?
MF: Nesse pouco tempo à frente da secretaria, já visitamos todas as nossas unidades, e encontramos alguns problemas estruturais e de manutenção nas mesmas, que estamos planejando durante o ano realizar estas obras de manutenção e ampliação. Precisamos ter um ambiente saudável, confortável, para nossos alunos e para os nossos profissionais. Ainda mais palestras e cursos para nossa juventude visando a capacitação, e também de formação continuada para nossos servidores.
Quanto ao transporte das escolas municipais?
MF: Esse foi um enorme desafio desde o início deste ano. Juntamente com nossa equipe de transporte da Secretaria de Educação, fizemos algumas análises e conseguimos economia de gastos em cerca de 1 km pelas mesmas rotas, estamos nos esforçando para atender a população. No entanto hoje a realidade é outra, contamos com aprovação de mais de 80% segundo os usuários, em relação a horários, qualidades dos ônibus e excelência no serviço prestado.
Biblioteca Sinclei Fazzolino e o Fomento a Leitura
MF: A reabertura e reestruturação da biblioteca é uma ação da qual pessoalmente me orgulho bastante, hoje remodulada, com novos títulos, parcerias institucionais com outras bibliotecas e eventos destinados a leitura, contando com mobília específica e telecentro no local, podemos dizer que para nossos padrões, contamos hoje com uma biblioteca modelo. Além da biblioteca, a valorização e o fomento a leitura através do projeto “Contação de Histórias” nas escolas públicas e eventos educacionais, no intuito de formação do cidadão leitor. Além disso contaremos logo mais com mais uma biblioteca no distrito de Olhos d'Água, a inauguração da biblioteca Laís Aderne será no dia 04 de agosto.
Com formação militar que tenho, acredito sempre ser vantajoso fazer o certo, mesmo que com todas as dificuldades os êxitos são sempre perpetuo quando pautados pela ordem. Estou consciente do tamanho do desafio que é "estar" Secretário de Educação em uma cidade como Alexânia. Mas também muito feliz com esta chance de atuar na área de minha formação e fazer a diferença na vida de milhares de pessoas através de nosso trabalho. Me sinto privilegiado também pela equipe de trabalho que tenho ao meu lado.