Nosso município mais uma vez é destaque ao se falar de leitura e bibliotecas. Dessa vez, estamos presentes no 5º Festival Nacional de Contadores de Histórias através da coordenadora de Livro e Leitura, Nilva Belo.
Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. Dessa forma, a apreciação de uma obra literária é uma aliada na hora de elaborar uma redação.
Mas a leitura deve ser incentivada desde de cedo nas escolas e em casa. Os contadores têm um papel muito importante nesse incentivo. A proposta do contador de histórias não é só entregar uma história pronta. Ao contrário, é fazer com que o público use a própria imaginação. Para que essa magia aconteça na cabeça de cada um, vale tudo: recursos visuais, objetos e instrumentos musicais.
Faça uma visita às nossas Bibliotecas Públicas e conheça um espaço perfeitamente adequado para você se conectar com o mundo da leitura.