Hoje, dia 26 de setembro, comemoramos o Dia Nacional do Surdo, uma data muito especial e que nos relembra a história e a luta dessa comunidade.
Setembro foi escolhido pelos surdos para comemorar e relembrar a luta por direitos. Por isso, o mês está repleto de datas importantes para a comunidade, como por exemplo o Dia do Surdo. No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857, a primeira escola para surdo do Brasil. Durante todo o mês de setembro, a comunidade surda se encontra em eventos e congressos. A principal pauta é a educação dos surdos e a criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras.
Em Alexânia, temos dois alunos na rede municipal de ensino que estudam no ensino convencional e são acompanhados pela professora Gleidna em sala de aula. São duas crianças que devem ser acompanhadas e incentivadas a buscar sempre o seu melhor, apesar de suas limitações. E todos nós devemos fazer nossa parte. Todos devemos lutar pela inclusão!
Não é só em Setembro que devemos lutar pela inclusão dos surdos, mas todos os dias. A inclusão acontece quando cada um de nós se interessa e procura entender e ser mais compreensivo com tudo e todos que nos são diferentes. É isso que faz o Brasil um país tão rico – suas várias culturas e a dos surdos é uma delas! Conhecer mais a Libras e levá-la ao maior número de pessoas possível é um belo caminho para se começar.
Sendo assim… que tal você começar a aprender um pouco mais agora mesmo? Aqui vão algumas dicas de alguns cursos e aplicativos que ajudam na interação com surdo.
Cursos:
SESI - Serviço Social da Indústria
Aplicativos:
Veja no link o recado do Jackson
https://www.youtube.com/watch?v=3xLmRQ9lSG4