As calçadas são parte de nossa infraestrutura básica como cidade, e isso é garantia de tráfego para todas as pessoas. Em tese, ela deveria ser a alternativa mais fácil e segura para um pedestre transitar, e então, estar de acordo com as normas de acessibilidade.
Existe a problemática de quem deve cuidar da calçada, o proprietário do imóvel ou o poder público? O fato é, geralmente muitas calçadas apresentam diversos problemas, seja pela inadequação na sua construção, ou também pela falta de conservação e até mesmo exposição de produtos.
A falta de acessibilidade nas calçadas inibe de forma considerável a iniciativa de pessoas com deficiência a saírem de casa, seja para realizar atividades de lazer, ou para exceção de sua plena cidadania.
Num passeio cotidiano, a busca pelo rebaixamento de guias em calçadas, acabam tomando tempo e desgastando fisicamente um cadeirante. Para um cego, a busca pela direção e o cuidado para não tropeçar ou trombar com objetos em seu caminho, também são um problema.
Numa cidade como a nossa de aspirações de desenvolvimentos tão expressiva, o direito à utilização saudável desse transporte deve estar garantido não apenas pelo poder público, mas por todos nós enquanto sociedade. Se cada um de nós tomarmos a iniciativa coletivista sobre a mobilidade e até mesmo a estética de nossas calçadas logo os bons resultados parecem.
Quanto a nossa realidade, a população tem se mostrado insatisfeita com o uso, por parte de comerciantes e alguns moradores. O número de denúncias e reclamações tem sido bem maior em relação aos anos anteriores, e isso tem colocado a secretaria de Fazenda em uma situação de necessidades de fiscalização mais rígida.
Após as denúncias os fiscais estão atuando e autuando, para que que o limite permitido seja respeitado. Em situações em que a ação individual sobrepõe o direito coletivo, é preciso fazer uso da cidadania e da boa fé. Afinal quem melhor para entender e conhecer as dificuldades de nosso povo do que nós mesmos.
Faixa nas calçadas
WhatsApp_Image_2019-02-21_at_094817.jpeg
WhatsApp_Image_2019-02-21_at_094824.jpeg
WhatsApp_Image_2019-02-21_at_094838.jpeg
WhatsApp_Image_2019-02-21_at_094907.jpeg
WhatsApp_Image_2019-02-21_at_094927.jpeg