Desde de maio de 2020, a Rede Municipal de Saúde de Alexânia/GO, por meio da UBS 01 - Vila Mutirão, acompanha uma gestante de alto risco, em razão de doença pré-existente, e realiza o seu atendimento pré-natal, seguindo todos os protocolos médicos, sendo assistida por especialista (ginecologista) e tendo realizado todos os exames solicitados.
Na manhã de 03 de novembro do corrente ano, a paciente fez contato telefônico com o Posto de Saúde JK buscando atendimento ambulatorial, mesmo já estando com consulta de pré-natal de rotina agendada para o dia 10 de novembro.
De pronto, a paciente foi encaixada para uma consulta com ginecologista na tarde do mesmo dia 03 de novembro de 2020. Todavia, após ter um exame avaliado por especialista, de forma remota, e considerando o seu histórico ambulatorial, a paciente foi orientada a buscar imediatamente a Emergência do Hospital Municipal de Alexânia - HMA.
Às 13h47, ainda em 03 de novembro, a paciente deu entrada na Emergência do HMA, sendo imediatamente atendida, examinada, medicada e incluída no Sistema de Regulação para ser transferida para hospital de referência, aguardando internada no HMA e assintomática. Às 19h55, a paciente foi transferida para o hospital de referência em Anápolis/GO, onde foi internada,
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que por razões legais e éticas preserva a identidade da referida paciente e detalhes de sua doença e tratamento, que prestou todo atendimento necessário, que possui os registros de todo esses atendimentos em sistema informatizado e que permanece à disposição para prestar maiores esclarecimentos.
Alexânia/GO, 04/11/2020.