Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade para Atenção Básica - PSF's I, II, III e V
Aconteceu nessa terça-feira, 21 de março de 2017, no auditório da Prefeitura a Oficina de replicação do PMAQ- AB, que tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.
Equipes bem avaliadas poderão receber até R$ 11 mil a mais, por mês, de acordo com os perfis sociais, econômicos e culturais, acrescidos ainda pelos recursos das equipes de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde.
Para a avaliação dos profissionais de saúde/equipe é composto por três partes:
- Uso de instrumento para que a própria equipe avalie o trabalho que desenvolvem (Autoavaliação) - corresponde a 10% da nota de avaliação
- Desempenho em resultados em 24 indicadores de saúde firmados no momento que a equipe entrou no Programa - responsável por 20% da nota de avaliação
- Desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos que visitaram os profissionais de saúde/equipe - corresponde a 70% da nota de avaliação.